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Como fazer uma estratégia de marketing digital eficiente

Quando falamos sobre marketing digital, é impossível mencionar somente um tipo de serviço, uma vez que as mídias digitais estão cada vez mais amplas e abordam diversas áreas diferentes.

Entende-se por marketing digital a união de atividades executadas online, tendo como objetivo atrair novos negócios, gerar novas oportunidades, criar novos relacionamentos comerciais, desenvolver uma marca e criar sua autoridade.

Neste artigo vamos explicar a importância de realizar um marketing digital estratégico, assim como a maneira correta de fazer uma boa estratégia de marketing digital, para que a empresa alcance suas metas no meio online. Boa leitura.

A importância do marketing digital estratégico

O marketing digital transformou a maneira como empresas lidam com seus mercados. As atividades englobadas pelo marketing digital visam promover produtos ou marcas através das mídias digitais. Não existe uma única maneira de realizar esse tipo de serviço e tudo pode depender da estratégia escolhida pela empresa.

O que pode variar é a quantidade de serviços adotados, o público para quem é falado, quais mídias serão utilizadas (blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, e-mail ou outros). A questão é que, independente do canal, a ação deve ser bem pensada.

Não faz sentido desenvolver um e-mail marketing somente por desenvolver. É preciso pensar e analisar a quem direcionar este e-mail, o que falar, de que forma, quando, e o principal: por quê? Isso também vale para todas as outras ações: artigo, material rico, posts em redes sociais, ads, etc.

Que tal um exemplo? Confira a seguir.

Exemplo de utilização de estratégia de marketing digital

Imaginemos que você é proprietário de um restaurante ao lado de uma escola islâmica (muçulmana), e faz comidas e quitutes para refeição no local e sob encomenda. Dentro do seu público, uma persona de grande destaque é o jovem muçulmano, estudante da escola vizinha, e seus pais.

Neste caso, observa-se que este jovem e sua família têm certas restrições alimentares, como, por exemplo, não comer carne de porco, não comer frutos-do-mar, além da execução do famoso jejum de Ramadan, onde os seguidores desta religião jejuam do amanhecer ao pôr do sol durante 29 a 30 dias.

Por estar há anos no mesmo local e já ter consciência de quem é seu público, é comum que seu cardápio seja adaptado, inclusive, utilizando carnes de certificação Halal, ou seja, com proteína animal que siga as normas de abatimento da religião.

Nas redes sociais, essas pessoas costumam acompanhar o restaurante para conferir o cardápio diário e até mesmo adiantar seus pedidos.

Quem gerencia suas redes sociais é você ou alguém da sua família, que estão mais “acostumados” a mexer no insta e no face. Portanto, os posts são criados somente com dois intuitos: divulgar cardápio e divulgar promoções quando há.

Chegada a época do jejum de Ramadan, é comum que suas vendas diminuam, visto que a maioria dos seus clientes jejua até o anoitecer. Neste caso, você procurando por uma solução, decide fazer uma promoção diária dos seus pratos, a fim de melhorar as saídas.

Você divulga essa promoção nas redes sociais e o resultado é que não aconteceu nenhuma melhora significativa no seu caixa.

Vamos analisar os motivos:

– Redes sociais sem uma programação, feitas amadoramente;

– Não percebe que sua promoção não contempla seu público principal;

– Perde a oportunidade de oferecer nas redes sociais, local onde seu público confere seu cardápio, a opção de comida feita sob encomenda (neste caso, podendo ser adquirida e consumida posteriormente, ou seja, sem quebrar o jejum).

E é aí que entra a estratégia de marketing digital!

Como fazer uma boa estratégia de marketing digital

Da mesma maneira que não existe um único jeito de fazer marketing digital, não existe somente um tipo de estratégia e isso pode variar de acordo com o serviço escolhido.

Estratégias utilizada para ads (anúncios pagos)c, geralmente são mais diretas e agressivas, e costumam ser diferentes das estratégias utilizadas para feeds de redes sociais. Porém, independente de qual seja a mídia utilizada, existem alguns tópicos a serem analisados para que a estratégia seja bem-sucedida. Listamos o passo a passo, veja:

Como fazer uma estratégia de marketing digital eficiente
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Determine seus objetivos

O primeiro passo para uma estratégia bem-feitav é saber o porquê dessa estratégia. Este porquê é o objetivo.

Questione-se qual sua meta do momento: alcançar novos clientes; gerar vendas online; trazer o cliente para seu ambiente físico; etc.

Este passo, associado ao próximo, são os que vão determinar a linguagem e o conteúdo da ação de marketing.

Descubra e entenda quem é seu público

Qual a idade do seu público, qual a renda, onde mora, o que faz da vida, seus gostos, hobbies, seus problemas… Tudo isso são questões a serem analisadas para saber o que comunicar a fim de convencê-lo de comprar ou fechar um negócio com sua marca.

Defina um plano e um calendário editorial

Agora que você já sabe com quem está falando e quais os seus objetivos, chegou a hora de decidir sobre o que falará para esse público.

Um exemplo simples de calendário editorial para o restaurante mencionado anteriormente seria:

1º dia de Ramadan (22 de março): Começou o Ramadan! Confira dicas para planejar sua alimentação nesse período;

2º dia de Ramadan (23 de março): Receba alimento Halal no conforto da sua casa;

3º dia de Ramadan (24 de março): Aceitamos encomendas para quebra de jejum (Iftar);

4º dia de Ramadan (25 de março): Aprecie sua quebra de jejum, confira 3 benefícios de comer mais devagar

5º dia de Ramadan (26 de março): Trabalhando no Ramadan? Encomende seu Iftar, confira o cardápio

Aprenda com seus resultados

O grande diferencial do marketing digital é que os resultados são possíveis de mensurar, ou seja, você consegue ver onde está acertando e onde está errando, desta forma, corrigindo seus erros e não desperdiçando investimento.

No caso do restaurante, por exemplo, se o dono observar que o post de encomenda deu um resultado muito maior que o de dica, ele já sabe por onde seguir.

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