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5 erros do marketing | O que você está fazendo de errado?

Primeiro vamos combinar aqui entre nós que marketing digital não é milagre e não vai fazer seu negócio crescer da noite para o dia. Nossos colaboradores são profissionais INCRÍVEIS mas não tiverem o prazer de cursar a escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, por isso nada acontecerá como um passe de mágica, o sucesso é o resultado de muito trabalho e dedicação.

Certo, depois de desmistificar essa ideia de que marketing digital é milagroso e vai te transformar em milionário em segundos, podemos seguir para os principais erros que a sua empresa pode estar cometendo sem saber:

  1. Criar conteúdos desesperadamente

Não entenda mal, criar conteúdo sobre seu produto ou segmento é a melhor estratégia que você pode adotar. O principal problema é que você provavelmente dedica muito tempo e esforço para produzir um único material e não otimiza o conteúdo dele, por exemplo:

Vamos supor que você fez um super vídeo sobre 10 dicas para organização corporativa. Esse vídeo tem vários temas e subtemas, o conteúdo dele é realmente muito completo.

Percebe que quando você grava um vídeo você tem 2 conteúdos o vídeo (imagem) e o áudio, isso significa que você tem um PODCAST pronto na sua mão.

Você pode (e deve) otimizar esse conteúdo transcrevendo-o para o seu blog, pois no seu blog você pode colocar links, banners e botões para que esse lead possa transitar pelo seu site até encontrar o seu produto.

Do texto do blog você pode pegar cada uma das dicas e transformar em posts de rede social, nesse caso você teria PRONTO 10 dicas, ou seja, 10 POSTS DE UMA VEZ, se isso não for economia de tempo não sabemos mais o que é.

Você também pode pegar esses posts (no qual você precisou criar uma identidade visual) e o seu texto do blog, adicionar mais algumas informações e criar um e-book, que está praticamente PRONTO só precisa juntar as partes.

VOCÊ TEM 5 DIFERENTES FORMATOS, a partir de um único conteúdo, otimizando MUITO o seu tempo e consequentemente economizando dinheiro.

  •   Achar que e-mail marketing é brinde

A gente sabe que normalmente o inbound marketing e as principais estratégias de marketing digital tem um combo com campanha+ e-mails de nutrição + SEO. E isso funciona muito bem, desde que você utilize de uma forma amigável e não seja inconveniente.  Por exemplo:

Vamos supor que você tem um e-commerce de artigos em couro (bolsas, mochilas, cintos, carteiras). O que você normalmente faz é criar um único e-mail sobre um produto x e mandar pra BASE TODA.  Percebe que quem compra bolsas pode não estar muito interessado em chapéus? E você segue lotando a caixa de entrada do seu lead com algo que ele não demonstra interesse?

A melhor maneira de fazer envios de e-mails é através do comportamento do lead, entendo onde ele clica e o que é mais interessante pra ele e só aí montar os e-mails dedicados a cada categoria que você trabalha. Configurando os envios para cada tipo de PERSONA.

  • ACHAR que sabe quem é sua persona

“Coloca aí de 18 a 65+ anos, meu produto atende todo mundo”

Persona nada mais é do que O SEU CLIENTE IDEAL, aquele cliente que quando chega na sua loja, você já sabe que as chances de ele comprar são muito altas, por exemplo:

Vamos supor que você tem uma loja de artigos em couro (como a do exemplo anterior), seu público no geral é masculino e feminino com uma faixa etária abrangente.

Porém quem mais consome o seu produto são homens de 25 a 40 anos, essa fatia definida que tem mais chances de comprar seu produto chamamos de persona. Além destes dados, informações como lugares que frequenta, escolaridade e preferencias culturais (cinema, teatro, música) são de extremo valor na hora de criar campanhas assertivas.

Essas informações quando bem coletadas serão a diferença entre viralizar campanhas e fazer mais do mesmo.

  • Copiar do amiguinho

A gente sabe que aquela máxima “nada se cria tudo se copia” pode ser verdadeira de um ponto de vista acadêmico, se pensarmos que nunca criamos nada do completo zero, tudo deriva de um referencial.

O problema é que criar conteúdo de verdade é cansativo, demanda um esforço intenso e nem sempre tem um retorno a altura. Por isso muita gente acaba copiando ao invés de criar.

Quer dizer então que eu não posso copiar o coleguinha????

Não pode não, o que você pode fazer, e inclusive deve, é observar o que seu concorrente faz, utilizar isso como referência para criar algo em cima.

Se seu concorrente fez posts sobre slogans dos anos 90, você pode pensar em um post linha do tempo da propaganda. Se seu concorrente faz um post sobre 5 erros do marketing digital você pode fazer um sobre não copiar o amiguinho  

  • Não ser parceiro da agência

Muitas pessoas quando contratam uma agência de marketing tem a tendência a se afastar do planejamento não se envolvendo em nenhum tipo de estratégia ou novas ações. A agência é um lugar muito seguro para você investir, pois lá é possível encontrar um quadro de funcionários especializados em suas funções e que trarão muito mais resultado a sua empresa.

O problema é que, a agência atende muitos clientes ao mesmo tempo (isso ajuda muito a ter uma visão bem macro do mercado), porém sem o seu apoio e direcionamento do que você espera, qual seu objetivo e o que você já sabe sobre o seu segmento, fica muito difícil propor novas ações e construir estratégias assertivas.

Não jogue contra a agência ela tem a função de levar sua empresa ao sucesso e com a sua ajuda esse objetivo fica muito mais próximo.

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