Marketing Digital

O que é marketing digital e por que ele é importante

Nos últimos anos foi possível assistir o “boom” das agências de marketing digital e profissionais de marketing migrando ou se especializando neste assunto. Para compreendermos mais sobre como esse nicho cresceu tão rápido, vamos te apresentar o que é marketing digital e porque ele é importante para o seu negócio.

Este artigo abordará questões que todo empreendedor precisa saber sobre marketing antes de iniciar seu projeto, assim como a melhor maneira de implementar essas ações em sua empresa. Continue sua leitura!

Entenda o que é marketing digital

Antes de te respondermos o que é marketing digital, vamos primeiro explicar o que é marketing, assim você conseguirá compreender o diferencial desta técnica.

O que é marketing

Segundo o Dicionário Oxford Languages, Marketing é a estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc.

Como é possível compreender, marketing não se resume a uma ação, sim, a um conjunto de ações, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público quanto a determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto, serviço etc.

Por dentro do marketing digital

O marketing digital, por sua vez, é um conjunto de atividades online para atrair novos negócios, vendas, parcerias, entre outros fins. Essas atividades podem ser de diversos tipos, como, por exemplo:

Social media

Social media, mídias sociais ou redes sociais, são canais criados visando comunicar, influenciar e dialogar. Portanto, sua marca precisa aproveitar essa oportunidade e interagir com seu público por meio desses canais.

SEO

O SEO é Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. Ou seja, são técnicas que visam otimizar o seu site para que ele alcance as melhores posições em buscadores.

Esta é a técnica capaz de colocar seu site na primeira página de pesquisa do Google.

Mídias pagas

Por mais que a utilização de redes sociais e buscadores sejam gratuitas, eles continuam sendo empresas que, quando pagas, oferecem um serviço melhor, neste caso, entregam sua marca para mais pessoas através de uma estratégia previamente definida.

Marketing de conteúdo e Inbound Marketing

Atração e captação de leads através de uma jornada de compras onde são disponibilizados conteúdos estratégicos para reeducar seu lead e despertar o desejo de seu produto ou serviço.

Como mencionado acima, estas são apenas algumas das técnicas que podem ser utilizadas dentro do conceito de marketing digital que, apesar de estar em alta atualmente, surgiu em 1960 com a internet, mas começou a crescer notavelmente a partir dos anos 90.

Por que marketing digital é importante?

Atualmente, 90% dos lares brasileiros já possuem internet. Além disso, os brasileiros usuários de Internet já formam um contingente de 155,7 milhões, o que representa mais 11,8 milhões de usuários de Internet em relação ao ano de 2019.

O crescimento da utilização dos meios digitais é uma constante e não para. É por isso que muitas empresas, vendo essa oportunidade, decidem desenvolver ações no online, através do marketing digital.

A pandemia da Covid-19 acelerou ainda mais esse processo de transformação digital, criando o senso de urgência de estar presente onde os seus clientes estão. Não é atoa que empresas que já estavam no digital antes da pandemia ganharam ainda mais destaque durante e após; enquanto empresas que não estavam, tiveram que correr para se adaptar a este novo modelo de relacionamento com o cliente.

Quais os benefícios do marketing digital

Agora que você entendeu o que é marketing digital e qual sua importância, vamos te apresentar alguns benefícios que vão te surpreender.

O marketing digital, diferentemente do marketing tradicional, é maleável e te permite experimentar e testar técnicas, públicos, tipos de conteúdo e até orçamentos em mídias pagas. Veja abaixo outras vantagens que fazem toda a diferença na escolha por essa modalidade:

Presença forte no online

Estar no meio online já não é mais questão de escolha e sim necessidade. Quer um exemplo? Já aconteceu de seu delivery de comida favorito estar fechado e você precisar escolher outro local para fazer seu pedido? Neste caso, você utilizou qual meio de pesquisa: lista telefônica? Anúncio em jornal ou revista? Comercial de televisão?

Não! Você simplesmente pega seu smartphone ou seu computador e busca um delivery de comida que te agrade!

Quando sua marca está online, ela está presente na vida do consumidor, sendo de fácil alcance, acesso e escolha.

Construção de autoridade e público qualificado

Você até pode ter 30 anos de experiência no ramo, mas se as pessoas não sabem disso, como você quer que elas confiem no seu produto/serviço?

Nas redes sociais, você precisa construir sua autoridade, apresentando ao seu público que você sabe do que está falando, assim como garante a qualidade do seu produto/serviço porque você apenas oferece o melhor. Mas não basta simplesmente falar, você precisa demonstrar.

Através da construção da sua autoridade, você atrairá cada vez mais público qualificado, ou seja, pessoas que entendem o que você fala e vende, além de pessoas que sabem o valor do que você está oferecendo.

Comunicar-se com as pessoas certas e na hora certa

O marketing digital, além de te ajudar a construir um público qualificado, te proporciona a possibilidade de falar com ele na hora certa.

No marketing digital entende-se que cada pessoa está em um período da sua jornada individual de compra. Essa jornada compreende: aprendizado e descoberta, quando a persona faz o primeiro contato com a temática e começa a desenvolver interesse; reconhecimento do problema, que é quando a persona, através de conteúdos gratuitos voltados a ela, compreende que ela tem um problema e precisa resolvê-lo; consideração da solução, momento em que compreende que o seu produto ou serviço pode ajudá-la; e por fim a decisão da compra, quando após passar por toda a jornada, realizar comparações, prós e contras, etc, decide fechar negócio com você.

Quando falamos sobre se comunicar na hora certa, significa que os conteúdos podem e devem ser feitos voltados para cada etapa dessa jornada, fazendo com que as pessoas que estiverem em cada etapa se identifiquem de maneira mais eficaz.

Investimento modesto para início

Outro benefício muito importante é que, para você implementar o marketing digital na sua empresa, você não precisa começar com investimentos exorbitantes, basta realizar uma análise dos seus objetivos e ver um valor que se adeque inicialmente.

Além disso, como mencionamos anteriormente, o marketing digital é maleável e feito de experimentos e testes, desta maneira, se você investir em uma campanha e esta não te dar retorno, é possível mensurar os resultados, ver onde está o erro para corrigi-lo.

Precisão ao analisar resultados

Os resultados das suas ações de marketing digital não ficam no limbo. Todas as ações geram métricas, dados, que são convertidos em relatórios para serem analisados e verificar acertos e erros, evitando queima de orçamento e garantindo resultados efetivos.

Uma das ações de marketing digital mais comuns para quem está começando a mergulhar nesse universo é a utilização das redes sociais de maneira profissional.

A Digitall Evolution é uma agência de marketing digital considerada a melhor agência de marketing digital do Brasil e possui diversos conteúdos gratuitos para te ajudar nessa imersão. Caso tenha ficado interessado nesse serviço, leia nosso material sobre Rede social como estratégia de marketing.

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