Exemplos de campanhas de e-mail marketing bem-sucedidas

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e-mail marketing

Apesar de ser bastante subestimado, o e-mail marketing é um dos meios essenciais de comunicação e vendas para qualquer tipo de negócio e nunca deve ser ignorado.

Muitas empresas deixam o e-mail marketing em segundo plano para focar só nas redes sociais. No entanto, essa é uma ferramenta extremamente eficaz para se envolver com o cliente, gerar conversões e construir relacionamentos duradouros.

Nessa postagem, você vai conhecer exemplos de campanhas email marketing que deram certo e como essas campanhas podem fazer a diferença.

A importância do e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma direta de comunicação, que permite que a empresa crie uma conexão personalizada com o público-alvo. Alguns pontos de destaque dessa ferramenta são

  1. Comunicação direta: com o e-mail marketing, é possível se comunicar diretamente com os clientes e o canal pode ser adaptado a partir das características de cada um deles.
  2. Segmentação: pode-se elaborar segmentos em suas listas de contato para enviar e-mails personalizados (já te ensinamos a construir sua lista de e-mail!), o que torna o conteúdo ainda mais relevante e aumenta a taxa de abertura e cliques.
  3. Custo x efetividade: por mais que diversas formas de marketing sejam caras, o e-mail pode ser relativamente barato, alcançando todas as empresas.
  4. Construção de relacionamentos: o e-mail marketing não serve apenas para vender, sendo uma chance de construir relacionamentos com seus leads.
  5. Automação: campanhas podem ser automatizadas, enviando e-mails nos melhores momentos da trajetória do comprador. Isso não só economiza tempo, mas também garante que as mensagens sejam entregues no momento certo.
  6. Aumento da fidelização: o envio de conteúdo e promoções atraentes de sua marca ajudará a manter os clientes interessados e fieis.
  7. Acesso a dados valiosos: Analisando como as pessoas interagem com seus e-mails, você poderá entender esse comportamento e aprimorar suas estratégias para que sua empresa seja mais ágil e receptiva às necessidades do mercado.
  8. Aumento da visibilidade da marca: e-mails bem elaborados mantêm sua marca na mente dos consumidores, aumentando a probabilidade de que eles voltem a comprar.

Exemplos de campanhas bem-sucedidas no Brasil

1. Magazine Luiza

A Magazine Luiza é um exemplo clássico de sucesso em e-mail marketing. Essa empresa usa uma abordagem personalizada e faz a segmentação da base de clientes para enviar ofertas específicas.

Na Black Friday, a Magazine Luiza enviou uma série de e-mails com promoções exclusivas para segmentos diferentes de clientes, como aqueles que já tinham comprado eletrônicos ou móveis no site ou app antes. Se você não entende por que essa segmentação é importante, pode estar cometendo um grande erro de marketing!

Por que funcionou?

Ofertas personalizadas + segmentação eficaz = altas taxas de abertura e de cliques. Além disso, a Magazine Luiza investe em um design atraente e em uma chamada para ação clara, o que impulsiona ainda mais a conversão.

2. Natura

A Natura, conhecida por seus produtos de beleza sustentáveis, também se destaca no marketing, incluindo os e-mails. A empresa frequentemente envia newsletters com dicas de beleza, novidades sobre produtos e promoções exclusivas para seus clientes.

Por que funcionou?

A Natura consegue manter um relacionamento próximo com seus clientes e garantir a fidelidade e a compra recorrente. Além disso, a marca usa imagens de alta qualidade e uma narração criativa e envolvente. Tudo isso torna os e-mails deste remetente mais bonitos e interessantes.

3. iFood

O iFood é um exemplo notável de como o e-mail marketing pode ser usado para reengajar clientes: a empresa envia e-mails com cupons de desconto e promoções para aqueles clientes que já não fazem pedidos há algum tempo. Não é à toa que o app já chegou a 100 MILHÕES de pedidos em um único mês!

Por que funcionou?

As campanhas de reengajamento oferecem um incentivo direto para que os clientes voltem a usar o serviço, o que aumenta as vendas e a atividade na plataforma. O iFood também utiliza um tom de comunicação amigável e divertido nos e-mails, o que ajuda a criar uma conexão emocional com os usuários.

4. C&A

A C&A utiliza o e-mail marketing para comunicar lançamentos de coleções e promoções sazonais. Além disso, envia e-mails sobre peças que foram “esquecidas” no carrinho (ou seja, compras não finalizadas). Os e-mails visualmente atraentes, com imagens de alta qualidade e chamadas para ação claras.

Por que funcionou?

A estética visual e a clareza nas mensagens atraem a atenção dos clientes, resultando em altas taxas de cliques e conversões. O lembrete sobre peças nas quais o consumidor já tinha interesse também incentiva as vendas. Além disso, a C&A frequentemente realiza campanhas de e-mail marketing em parceria com influenciadores, o que aumenta ainda mais o alcance e a relevância das suas mensagens.

5. Amaro

A Amaro, uma marca de moda feminina, utiliza o e-mail marketing para enviar recomendações personalizadas com base no histórico de compras e navegação dos clientes. Durante as datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal, a marca também envia e-mails com sugestões de presentes e promoções especiais.

Por que funcionou?

A personalização e a relevância das ofertas, combinadas com um design atraente, resultaram em altas taxas de conversão. A Amaro também se destaca por sua comunicação autêntica e por criar uma experiência de compra online envolvente.

Conclusão

Se usado da forma certa, o e-mail marketing é uma ferramenta muito valiosa. Ele permite que as empresas se conectem com seus clientes, ofereçam os produtos que eles procuram, entreguem descontos especiais e ofereçam o item certo, na hora certa.

Mas para aproveitar essas vantagens é preciso ter criatividade e muita estratégia – coisas que a equipe da Digitall Evolution tem de sobra!

Nossa equipe de especialistas tem experiência na criação de campanhas personalizadas para superar suas expectativas. Vamos transformar sua comunicação digital e levar seu negócio a novos patamares.

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