Como funciona o gerenciamento de redes sociais

Picture of Digitall Blog
Digitall Blog
Como funciona o gerenciamento de redes sociais

Muitas pessoas se questionam sobre como funciona o gerenciamento de redes sociais e, para compreender esse assunto, você precisa ter em mente que, mais do que simples aplicativos para publicar fotos, fazer comentários e gerar memes, as redes sociais são importantes ferramentas de marketing e precisam ser aproveitadas como tal.

É por este motivo que neste artigo vamos explicar como funcionam as redes sociais e como funciona o gerenciamento de redes sociais, uma vez que não basta simplesmente postar, é preciso ter um pensamento estratégico por trás de um verdadeiro gerenciamento. Continue sua leitura!

O que são as redes sociais?

Redes sociais são sites e aplicativos criados com o intuito de conectar seus usuários, independente de localização, compartilhar ideias, interesses e fazer novos amigos.

Muitos acreditam que a primeira rede social criada tenha sido o MySpace ou até mesmo o Orkut e o MSN, mas este é um mero engano. A primeira rede social criada foi SixDegrees.

O SixDegrees foi lançado em 1997 e além de ser considerada a primeira rede social da história, também foi a primeira rede a permitir que os usuários criassem perfis, enviassem convites para amigos e organizassem grupos, chegando a ter cerca de 3,5 milhões de usuários do ano 97 aos 2000.

Como tudo no mundo, as redes sociais foram evoluindo e melhorando seu desempenho, e o SixDegrees abriu espaço para o MySpace e o Orkut, redes sociais que já não existem mais.

Se hoje o Instagram, Facebook, TikTok, entre outras, estão aprimoradas e no auge de suas tecnologias e serviços, foi porque as redes sociais antigas apostaram em diversos modelos até chegarmos nos que temos hoje.

Entendendo como funciona o gerenciamento de redes sociais

Apesar de o marketing digital ter surgido em 1960 com a internet, foi somente com o aumento da presença nas redes sociais que profissionais mudaram seu olhar sobre o gerenciamento profissional das plataformas.

Partindo da ideia de que, se o seu público está em um lugar, você deve ir até ele, empresas e prestadores de serviço começaram a buscar seu espaço nas redes. Inicialmente, sem muita estratégia, apenas tentando marcar presença, o que pode até ter funcionado durante um período, mas as redes sociais evoluíram e hoje não basta simplesmente publicar, é preciso ter um pensamento estratégico por trás de cada publicação.

O que é o gerenciamento de redes sociais

O gerenciamento de redes sociais envolve a criação de um perfil com configuração profissional, além de análises de público, alcance, engajamento, datas e horários para a elaboração e publicação de conteúdos estrategicamente elaborados.

Após a publicação, o gerenciamento também envolve o monitoramento e a análise das métricas, ou seja, dos resultados obtidos após certo período de gerenciamento. A partir desses resultados, as estratégias seguintes são aprimoradas para estarem em constante otimização e sempre atingirem objetivos favoráveis.

Gerenciamento de redes sociais

Quem faz a gestão de redes sociais

Esse trabalho de estratégia e gestão de redes sociais é todo realizado por especialistas da área. Jornalistas, designers, publicitários, marketeiros, relações-públicas e profissionais com especializações na área são os mais comuns de trabalharem com esse serviço.

Independente da formação, o importante é que a pessoa realmente tenha conhecimento da plataforma que será utilizada.

Quais são as redes sociais mais utilizadas e em quais devo estar

Por falar em plataforma utilizada, é imprescindível que você conheça quais são as redes sociais em mais destaque no setor, assim como descubra se precisa estar nelas todas ou somente em algumas. Confira abaixo quais são as redes sociais mais utilizadas:

Instagram

Criado pela Meta, o Instagram permite que você crie e compartilhe suas fotos, histórias e vídeos com os amigos e seguidores de quem você gosta. É uma rede social que se popularizou muito nos últimos anos, ganhando a preferência acima do Facebook. Além disso, é uma rede social que permite que você venda através dela.

Facebook

Por meio de perfis e páginas (pessoais e profissionais), no Facebook é possível encontrar e conhecer pessoas, acompanhar personalidades públicas e marcas, consumir, curtir e compartilhar conteúdos.

TikTok

O TikTok é uma comunidade de vídeos global, onde é possível criar vídeos curtos de maneira simples e fácil, gravando, editando e publicando com os efeitos da plataforma.

YouTube

A principal rede social exclusivamente de vídeos online, com mais de 2,56 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente, no YouTube é possível descobrir o que há de novo e tendência global, assistindo vídeos de todos os assuntos.

LinkedIn

O LinkedIn é uma mídia social focada em negócios e emprego que funciona através de sites e aplicativos móveis. Se consolidou como a maior rede profissional do mundo, com mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios.

Como escolher em qual rede social estar

A lista acima resume somente uma breve parte das redes sociais utilizadas mundialmente. Quando falamos sobre gerenciamento de redes sociais profissional, os especialistas estão aptos a te indicar as melhores redes sociais para o seu negócio e sua necessidade. Mas se você quer ficar por dentro antes de procurar um profissional, vamos te ajudar.

Como tudo no universo do marketing, para saber onde sua empresa deve estar, é preciso analisar. Somente desta maneira você vai investir na rede social ideal, entenda abaixo:

  • Veja onde seu concorrente está: a boa e velha análise da concorrência pode te ajudar, identificando onde seu concorrente direto está apostando e como ele se comunica com seu público;
  • Analise seu público-alvo e persona: a idade, classe social e até mesmo os hábitos dizem muito sobre seu público e sua persona e podem indicar qual a rede social mais utilizada por eles;
  • Participe de comunidades e grupos: antes de oferecer conteúdo em determinada plataforma, que tal experimentar conteúdo da rede social escolhida e ver como é feito, assim como a maneira que o público reage? É uma boa maneira de começar.

Vale lembrar que você não precisa estar em todas as redes sociais se elas não fazem sentido para o seu negócio. O diferencial de contar com especialistas é que eles sabem exatamente como funciona o gerenciamento de redes sociais, sabem o caminho das pedras e como te levar ao pote de ouro no fim do arco-íris.

Como começar as publicações

Se você já escolheu por qual rede social começar, é a hora de produzir conteúdo. Essa produção pode ser feita de maneira independente ou com o auxílio e trabalho de profissionais a partir de uma agência de marketing digital.

Independente de qual a escolha, autossuficiente ou profissional, o caminho será o mesmo, apenas o tempo do trajeto e os resultados podem ser diferente, uma vez que profissionais conseguem garantir resultados.

Em um gerenciamento de redes sociais profissional, por exemplo, os especialistas em mídias sociais vão analisar seu negócio, seu público e seu produto/serviço, assim como a rede social a ser utilizada e a linguagem da sua empresa e da mídia escolhida.

A partir dessa análise, o primeiro passo é criar as temáticas a serem trabalhadas. Com as temáticas definidas, você ou o responsável pela rede social da sua empresa deverá avaliar e aprovar. Com essa aprovação, os profissionais compreendem que o projeto pode ser seguido, passando para a produção das artes a serem utilizadas.

As artes de redes sociais devem sempre seguir a identidade visual da sua empresa, acompanhando a tipografia, cores e linguagem. Arte pronta e textos feitos, novamente será seu momento de aprovar, desta vez, o conteúdo total.

Após a aprovação do conteúdo na íntegra, a agência ou especialista responsável fica delegado de programar as publicações para saírem na data e horário previamente determinado para cada rede social.

Esse trabalho, quando bem-feito, abre portas para que novas pessoas conheçam e se aproximem da sua marca. Como dito acima, um dos primeiros passos é analisar seu público e sua persona. A Digitall Evolution é uma agência de marketing digital considerada a melhor agência de marketing digital do Brasil e para te ajudar com isso, disponibilizamos um gerador de personas gratuito, aproveite.

QUE TAL UMA AVALIAÇÃO COM A MELHOR
AGÊNCIA DE MARKETING
CLIQUE AQUI E FALE COM NOSSOS EXPERTS!