Antes de apresentar as tendências desse ano, é necessário ter em mente o que é Business Intelligence. Essa técnica consiste em utilizar a coleta de dado, organização, análise e monitoramento afim de tomar novas e melhores decisões e saber se os investimentos realizados estão gerando um bom retorno.
A partir dessa explicação é possível compreender a necessidade de utilizar essa técnica em seu ambiente de trabalho, já que durante muito tempo empresas grandes tomaram decisões apenas baseando-se na intuição de seus líderes. Nessa nova era, cada decisão deve ser extremamente calculada e estruturada, para garantir um bom desempenho, e é nesse meio que a Business Intelligence é integrada.
Compreendendo essas questões, é possível afirmar que essa tecnologia manterá sua linha de crescimento, assim como vem se desenvolvendo durante os últimos anos. A partir de um estudo realizado pela Forrester, as empresas estão aos poucos percebendo que basear suas decisões na análise de dados não é algo tão fácil quanto aparenta, é necessário planejar, implementar e gerir com grande eficiência.
Para auxiliar essas empresas a compreender melhor quais são as grandes tendências que podem impulsionar as estratégias de BI nos próximos anos, a diretora de marketing da BIMachine, Ana Paula Thesing, citou alguma delas. E a Digitall Evolution, coletou todas as essas informações para você!
Inteligência Artificial e Machine Learning
Diferente de BI, o principal benefício desses dois campos é a transparência. Para parâmetros de análise de dados usados em AI e ML, a clareza das informações ganhadas e estruturadas será essencial para determinar estratégias, ações e projetos.
Linguagem Natural
“A tendência este ano é de que o BI ajude sistemas de Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing em inglês, ou NLP) a converter ambientes de trabalho analógicos em operações autônomas e orientadas por dados, facilitando a conversa máquina – humano, ou humano – máquina – humano, e resultando em informações mais consistentes, estratégias melhor orientadas e projetos/processos de negócio mais eficazes”
Multipresença
“No mercado concorrido, ser ágil é vital. E, para ser ágil, é preciso poder gerir negócios a partir de muitas plataformas – especialmente no que tange ao mobile, permitindo tomar decisões estratégicas anytime, anywhere. Sendo assim, outra tendência do BI é realizar análises em dispositivos móveis 24 horas por dias, sete dias por semana, em um histórico único, evitando a troca de aplicativos e o resgate de dados já computados em outros devices. Integração, funcionamento e análise 24x7x365, fluxo de trabalho: mantra do BI para alcançar bons resultados para negócios de qualquer área.”
Análise histórica
“Dados têm trajetória. Dados constroem história. Toda empresa tem seu histórico de mercado fundamentado nos dados que compartilha, gera, analisa, comanda, interfere, exercita, trafega. Ao BI, caberá oferecer a possibilidade de consultar e analisar todos estes dados, incluindo os da própria empresa e, principalmente, os de mercados interessantes a sua estratégia, disponibilizando ferramentas para debate de resultados e incremento da diversidade estratégica, o que, em outras palavras, se resume a dar a todas as áreas de uma organização o poder de obter insights impactantes para a estratégia geral de incremento de competitividade.”
Envolvimento
“Seguindo nesta linha, também é tendência para o ano o envolvimento de todos os departamentos na composição das estratégias periódicas de crescimento do negócio. Para tanto, o BI precisará alicerçar o embasamento e a cultura data driven para gestores e colaboradores-chave de todas as áreas, incitando o envolvimento com a análise de dados e sua consequente e potencial geração de insights. Passar da ideia para o plano de ação, com embasamento e foco certeiros: este será o principal papel do BI em 2019. E, sem dúvida, para os anos seguintes.”
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