Nos últimos tempos, as redes sociais firmaram sua presença no marketing digital e hoje tornaram-se um conjunto de estratégias de marketing que vieram para ficar, já que muitos negócios passaram a adentrar e a se adaptar neste meio.
Por ser uma grande plataforma de serviços online com a possibilidade de alavancar as vendas e gerar mais leads para quem tem um negócio, as redes sociais auxiliam na proximidade com o público-alvo, pois existe uma facilidade em utilizar e dá mais visibilidade para as marcas que se engajam com seus seguidores. Pelo fato de estar em uma rede social, o perfil e tom, despojados e descontraídos, também leva empreendedores a procurarem por uma rede que seja adaptável a seu negócio.
Com as estratégias planejadas para as redes, o marketing digital sai mais barato, visto que para criar uma conta é gratuito e tem a possibilidade de gerar um alcance maior com as ferramentas dispostas de cada uma.
É importante frisar que as marcas devem se conscientizar e se adaptar a essa nova realidade, para que tenham mais uma forma de gerar resultados de conversões, tráfego e exposição. Por meio das redes, podemos nos aproximar mais do consumidor e conhecer suas necessidades de maneira mais direta, facilitando as estratégias a serem desenvolvidas bem como qual público gostaria de chamar a atenção.
Principais estratégias de marketing usadas nas redes sociais
- Divulgação de serviços e produtos
Este é o principal motivo pelo qual as marcas ingressam nas redes sociais, a fim de divulgar seus produtos e serviços com postagens que possuam conteúdo atrativo e interessante, uso de hashtags e interação com os usuários.
- Canal de comunicação entre a marca e o cliente
Aqui as marcas podem interagir com os clientes por comentários e DM (direct message), dessa forma gera-se engajamento e consegue-se alcançar mais usuários a seguir o perfil da empresa.
- Anúncios e campanhas
É possível criar anúncios e campanhas nas ferramentas das redes sociais e assim, alcançar um número maior de pessoas que tem o perfil do seu público-alvo.
- Monitoramento
Com as ferramentas dispostas em cada rede, é possível monitorar e mensurar os resultados para assim realizar mais conteúdos.
O que não fazer?
– Proliferar spam;
– Não conhecer o perfil do seu público-alvo, defina uma persona para conhecê-lo melhor;
– Ficar sem interagir com seus seguidores, dessa forma não há engajamento e sua marca não ganha visibilidade;
– Deixar de publicar, monte um calendário para definir a periodicidade das publicações.