Marketing e publicidade, apesar de serem muito próximos e causarem certa confusão, não são a mesma coisa, por isso, neste artigo vamos explicar qual a diferença entre uma agência de marketing e agência de publicidade. Confira a seguir.
O que é marketing?
Segundo Philip Kotler, o professor universitário e teórico norte-americano considerado o pai do marketing, marketing é um conjunto de estratégias que visa criar e satisfazer as necessidades e desejos do público-alvo de uma merca por meio da criação de valor de um produto ou empresa.
Para alcançar seus objetivos, o marketing utiliza uma abordagem que considera o que é chamado de 4Ps, veja abaixo:
Produto
Envolve a compreensão das ofertas da empresa e o desenvolvimento de produtos estratégicos, capazes de atender às necessidades dos consumidores e aliviar suas dificuldades.
Preço
Refere-se à definição do valor do produto com base na percepção de seu público-alvo, levando em consideração suas características específicas, com o objetivo de estabelecer um preço que seja justo, proporcione lucro para a empresa e atraia os consumidores.
Praça
Diz respeito à localização da empresa, englobando conceitos modernos de geolocalização, marketing de busca e omnichannel, para identificar os canais de venda mais eficazes para os produtos.
Promoção
Abrange as estratégias e ações utilizadas para divulgar a marca, seus produtos e serviços, incluindo campanhas promocionais, publicidade e propaganda.
Como é possível observar, a publicidade entra no último tópico mencionado, a promoção. Entenda melhor a seguir.
O que é publicidade?
A publicidade é uma ferramenta dentro do marketing. Para exemplificar, o marketing é uma torta e a publicidade, uma fatia.
O marketing utiliza a publicidade em suas estratégias para a promoção de produtos e serviços. É a publicidade que vai definir onde, como e quando você precisa anunciar.
Diferenças entre marketing e publicidade
A medição de resultados nas áreas de publicidade e marketing acontece de maneiras distintas. Enquanto na publicidade a avaliação é mais imediata, permitindo ajustes constantes na campanha para obter melhores resultados, no marketing as ações são mais complexas e exigem um prazo maior para gerar resultados significativos, por isso não é recomendado avaliar o planejamento de marketing diariamente.
Outra diferença importante entre as duas áreas é o foco no público. Enquanto o marketing se dedica tanto ao público externo (clientes) quanto ao interno (equipe de uma empresa, por exemplo), a publicidade se concentra exclusivamente no público externo, criando anúncios para atrair novos consumidores.
Também existem diferenças quando se trata das habilidades. O profissional de marketing geralmente possui um perfil multidisciplinar e uma visão mais ampla, precisando compreender o mercado, o público-alvo, a concorrência, os dados e as ferramentas necessárias para criar estratégias eficazes. Além de estabelecer os objetivos da campanha, ele precisa entender a jornada de compra do consumidor, identificando em que estágio ele está para repassar essa informação ao publicitário, que criará o anúncio adequado para cada fase do processo. Já o publicitário tem um perfil mais focado e entende apenas uma parte do processo. Seu papel é fundamental para alcançar bons resultados, sendo necessário um conhecimento profundo das mídias disponíveis, suas características e as melhores práticas para alocar o orçamento da campanha, além de compreender as métricas relevantes para cada tipo de mídia.
Agora que você compreendeu o que é marketing e o que é publicidade, vamos explicar quais as diferenças entre uma agência de marketing e uma agência de publicidade, veja.
Qual a diferença entre uma agência de marketing e agência de publicidade?
Uma agência de publicidade, comumente chamada de agência de propaganda, é uma empresa que planeja, cria e produz campanhas de publicidade. Geralmente são especializadas em mídias offline, como televisão, rádio, revistas, outdoors, entre outras.
Elas costumam ter um papel fundamental na construção e fortalecimento da presença de uma marca no mercado, uma vez que utilizam técnicas para que os canais offline atinjam tanto consumidores desconhecidos quanto clientes fiéis.
Já uma agência de marketing adota uma abordagem mais ampla, considerando as empresas como um todo. Ela busca integrar as estratégias e técnicas para atingir os resultados esperados. Além disso, as agências de marketing podem ser responsáveis tanto por estratégias de marketing digital quanto ações tradicionais, como aquelas aplicadas pela agência de publicidade. É por isso que a publicidade é uma fatia do marketing.
Agência de publicidade ou agência de marketing: qual escolher?
Por mais que as diferenças entre as duas agências possam ser sutis, se você procura por um atendimento mais completo, a agência de marketing é a mais indicada, uma vez que consegue te atender de A a Z, com materiais e estratégias online e offline.
Quando se trata de marketing digital, principalmente. O marketing digital se torna cada vez mais essencial para as empresas a cada ano que passa, uma vez que os públicos de todas as idades e classes sociais estão presentes em diversas mídias como redes sociais, e-mails, utilizando mecanismos de buscas, etc.
Como escolher a melhor agência de marketing digital
Antes de decidir por uma agência de marketing, você precisa analisar quais são seus recursos e seus objetivos, além de avaliar o que a agência pode te oferecer.
Existem muitas agências no mercado, o que pode ser bom para sua empresa, devido à variedade de orçamentos, mas também pode ser um desafio ao tentar identificar quais são agências sérias e profissionais e quais são amadoras.
Na hora de contratar uma agência de marketing digital, vá pelo confiável. Escolha uma agência como a Digitall Evolution, que é focada em performance, podendo entregar diversos serviços, com pacotes completos, atendimento personalizado e anos de experiência em diversos nichos do mercado. Clique aqui e saiba mais sobre como podemos ajudar sua empresa.