O que é uma agência de marketing?

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Agência de Marketing

Não é porque somos uma agência de marketing que estamos falando isso, mas a cada ano que passa, o marketing se faz mais presente e necessário na vida e saúde financeira das empresas. Aquilo que antes era feito através das páginas amarelas da lista telefônica, outdoors e panfletinhos, evoluiu para o digital, tornando-se mensurável, segmentado e mais econômico.

Sim, são diversos benefícios proporcionados pelo marketing digital, porém, é preciso estar atento. Muitas são as pessoas e empresas que optam por se arriscar no marketing sem ter conhecimento ou embasamento prévio, ocasionando em queima de orçamento.

Para um marketing digital eficiente, uma agência de marketing é fundamental. Neste artigo vamos explorar o que é uma agência de marketing, qual seu papel nas estratégias e resultados digitais e como escolher a agência de marketing ideal para seu negócio. Boa leitura!

Entendendo o que é uma agência de marketing

Antes de explicar o que é uma agência de marketing, vamos resumir o conceito de marketing, desta forma você compreenderá melhor sobre os assuntos que abordaremos aqui.

Marketing e o marketing digital

O professor universitário e estudioso considerado o Pai do Marketing, Philip Kotler, definiu marketing como “o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores” (1993).

O Marketing é uma palavra de origem inglesa, que deriva do latim Mercátus, que significa comercialização. Deixando as coisas mais preto no branco, marketing são ações focadas em gerar valor e desejo sobre um serviço ou produto, a fim de vender ou conquistar um cliente.

Dito isso, existem diversas frentes de marketing, não somente o “tradicional”, como é chamado o marketing offline, e o digital. Alguns exemplos são: outbound marketing, inbound marketing, endomarketing, marketing de guerrilha, marketing de performance, etc. É importante observar que as variedades de marketing podem se complementar, por exemplo, o inbound marketing pode usar estratégias do marketing de performance para chegar a resultados relevantes.

O marketing digital, como mencionado acima, também é muito utilizado em diversas estratégias. Ele é uma forma de se conectar com clientes em potencial através de diversos canais digitais, como blogs, redes sociais, e-mails, mecanismos de buscas, entre outros.

O que é uma agência de marketing digital?

Agora que você já clareou suas ideias sobre o que é marketing, vamos voltar a falar sobre o que é uma agência de marketing.

Uma agência de marketing é uma empresa que atua na análise, planejamento, criação e execução de campanhas de marketing e propaganda para outras empresas. Agências de marketing podem oferecer um serviço específico, seguindo um nicho definido, ou atuar em várias frentes do marketing.

Uma agência de marketing digital, por exemplo, é um formato de agência que tem estado em grande evidência nos últimos anos. Essas agências têm como objetivo atuar 100% no meio digital, colocando suas empresas-clientes em evidência no meio online. Elas atuam com campanhas de mídias pagas (Meta Ads e Google Ads), gerenciamento de redes sociais, SEO para mecanismos de buscas, desenvolvimento de sites e e-commerces, criação de conteúdo para conversão, etc.

Quais profissionais atuam em uma agência de marketing?

Devido à ampla variedade de serviços que podem ser oferecidos por uma agência de marketing, os profissionais que nela atuam são bem diversos, mas, em geral, com formação ou especialização nas áreas da comunicação social, como publicitários e jornalistas. Listamos abaixo alguns desses profissionais e suas funções, veja a seguir:

  • Publicitário: planeja estratégias para fortalecer as imagens de marcas e empresas, desenvolve ações e peças publicitárias para alcançar os objetivos e analisa os resultados;
  • Especialista em Marketing: vai além de colocar as campanhas em prática, ele é analítico, inovador e crítico, observa o comportamento do consumidor, prevê tendências, etc;
  • Jornalista/Redator: geralmente são os profissionais com habilidades textuais, por isso ficam responsáveis pela criação de textos, artigos e conteúdos direcionados a determinado público-alvo. Nas agências, os jornalistas geralmente são chamados de redatores;
  • Desenvolvedor: também chamado de web developer, esses profissionais programam sites, blogs, landing pages hotsites, entre outras páginas para a agência e seus clientes;
  • Analista de SEO: responsável pela análise e melhorias do site do cliente perante os mecanismos de buscas, ou seja, a parte de posicionamento orgânico em plataformas como o Google;
  • Analista de Mídias Pagas: este, por sua vez, é o profissional que trabalha com a parte não orgânica do marketing, ou seja, plataformas de anúncios como Google Ads, Meta Ads, LinkedIn Ads, etc, quando você paga para a plataforma te posicionar ou te divulgar;
  • Designer Gráfico: a parte artística da agência, que coloca em formato de arte toda a ideia de um publicitário, marketeiro ou um jornalista. Responsável pela criação de logos, artes para as redes sociais, entre outras peças de campanhas.

Cada agência de marketing possui seu time montado conforme as necessidades de seus clientes, portanto, nem todas as agências possuem todos esses cargos ou profissionais.

Como escolher uma boa agência de marketing?

Agora que você já sabe o que é uma agência de marketing, chegou a hora de aprender a distinguir entre uma boa agência e uma má agência. Também é importante saber diferenciar uma agência profissional de uma agência “caseira”.

Existem alguns pontos críticos que devem ser observados ao escolher uma boa agência de marketing, afinal, é essa empresa que será responsável pela forma que o público verá a sua marca.

Antes de mais nada, 3 tópicos devem ser analisados:
1) A localização da agência fará diferença para você?

2) Sempre solicite mais de 1 orçamento de agências e deixe claro para cada uma delas que estão concorrendo entre si;

3) Sempre confira o histórico e as certificações da agência, afinal, tem muito iniciante se passando por especialista no mercado.

Com base nisso, você encontrará diversas agências que estão “dispostas” a te atender, portanto, chegará o momento de separar o joio do trigo.

Agências menores costumam ser de apenas uma ou duas pessoas fazendo todo o trabalho, o que pode te proporcionar um atendimento mais próximo, mas talvez não toda a expertise que você precisa. Agências maiores, por sua vez, possuem uma equipe mais robusta e processos mais detalhados de trabalho. Dependendo da agência, o atendimento pode ser tão personalizado e próximo quanto uma agência menor.

A Digitall Evolution, por exemplo, tem anos de experiência no mercado do marketing digital. Nossa equipe conta com mais de 40 experts em diversas áreas do marketing para atender seu negócio em tudo o que ele precisar. Possuímos diversas unidades espalhadas pelo Brasil e atendemos até empresas internacionais. Não é à toa que já atendemos mais de 620 clientes. Se estiver na busca pela agência de marketing ideal, clique aqui e fale com nossos especialistas agora mesmo.

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