CriaçãoDicas

Podcast

Provavelmente você já deve ter escutado alguém dizer que “ouviu um podcast” e se questionou “o que é um podcast?”.

Podcast nada mais é do que um conteúdo informativo a ser escutado que você pode escutar no seu celular ou computador. Basta acessar um site, aplicativos de podcast, plataformas de streaming como o Spotify e Deezer que tenham uma sessão de podcasts e ouvir sobre o assunto de seu interesse, num geral são gratuitos, mas alguns podem ser pagos. Relembra um programa de rádio, mas você pode ouvi-lo a qualquer momento, sem esperar um horário para começar e terminar, um dos motivos pelo qual cresceu o número de ouvintes, além do fato de não ter comercial ou tanta propaganda, bem como por ser um conteúdo seriado, que determina uma frequência.

Os temas variam de entretenimento, futebol, política, matérias, cinema, música, jogos, economia etc; nos quais há uma explicação sobre o assunto e comentários da pessoa (pode ser mais de uma pessoa) a respeito da temática em destaque. Existe até podcast explicando o que é um podcast.

No último ano de 2021, podcasts com convidados ganharam bastante prestígio e atenção do público, fazendo criadores de conteúdo investirem nessa modalidade de conteúdo atrativo

Essa variedade é uma qualidade porque os conteúdos podem ser mais sérios ou mais descontraídos, alguns são informativos de um determinado assunto, outros podem ser comentários de acontecimentos e assim segue a diversidade de linguagens e assuntos. Assemelha-se aos youtubers, até por ser divido em episódios, a diferença é que o podcast é apenas ouvido e tem ganhado bastante destaque por essa praticidade, muitos tem o costume de escutar enquanto realizam outra atividade, o que difere dos vídeos de youtubers que você precisa prender a atenção em assistir o vídeo.

Apesar da semelhança, o formato tem crescido no número de ouvintes e assim como os canais no Youtube, os próprios youtubers, empresas, escolas, artistas, programas de televisão e rádio tem criados seus programas de podcast. Mas também há diversos podcasts filmados, sendo possível ver os bastidores no próprio Youtube. Por conta dessa elevação em consumir conteúdos para serem ouvidos, os áudios books também ganharam aumento de escutas.

Os motivos para criar um podcast também são diversos, como a produção de conteúdo e mais um canal de divulgação de informações. Isso é o que as empresas almejam na criação de um podcast, assim como os educativos. No caso de conteúdos políticos, por exemplo, é outro meio de expressão relacionado ao assunto, ou somente para gerar entretenimento e hobby. O podcast é uma forma de compartilhar ideias com seu público, o que gera engajamento e faz o ouvinte procurar por você em outros meios, como site próprio e redes sociais.  

Segundo o Spotify, o podcast mais ouvido no Brasil em 2021 foi o Mano a Mano, do Mano Brown, seguido do Não Inviabilize e Paciente 63. Já no Deezer os mais escutados foram o Flow, PodPah, e República das Milícias. Ambas as plataformas também possuem seu podcast de horóscopo, os quais também entraram no top 5 sendo o Horóscopo Hoje, do Spotify e o Céu da Semanda, do Deezer.

Deixe um comentário

Alcance o sucesso online agora mesmo com nossas soluções de marketing digital sob medida.

SAIBA MAIS
FALE CONOSCO