Design Thinking
Ouça nosso artigo sobre Design Thinking
DESIGN THINKING
O Design Thinking pode ser compreendido como “Um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento” (Charles Burnette). Ou seja, o Design Thinking é uma forma de pensar utilizando os tributos criativos de um designer, a fim de solucionar algum problema.
Assim, o profissional da área deve agir de forma crítica, criativa e analisando os problemas como oportunidades para desenvolver formas inovadoras de solução. Além disso, o profissional da área dispõem de múltiplas soluções, para que possa encontrar a melhor e aprender ao longo do processo.
Além disso, essa forma de pensamento une a capacidade dos profissionais de compor novos métodos para atender as necessidades alheias. Trabalhando com o Mindset, em conjunto, com um Plano de Ação.
Apesar dos designers trabalharem diretamente o desenvolvimento de soluções para problemas de forma criativa, não somente esses profissionais utilizam esse processo de pensamento, que é o design thinking. Já que nem todas as empresas dispõem do luxo de ter um profissional como esse.
Compreendendo que existem diversas ferramentas para aplicar o design thinking e que todas essas são estruturadas a partir de três aspectos. Esses aspectos são o olhar com humano, o olhar de negócios e o que é possível realizar no ponto de vista da tecnologia. Assim, cruzando esses aspectos para gerar um resultado que possua um valor de negócio, para que seja algo inovador.